A SHALOM DO REINO

Resultado de imagem para shalom adonai

Paulo Zifum

Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” Romanos 14:17

Em época de eleições, candidatos apresentam programas de governo que oferecem perspectivas econômicas. Há um raciocínio comum de que havendo prosperidade há paz, porém sabemos que isso não é verdade.

César Augusto (28 a.C.) estabeleceu a pax romana em seu governo. Era uma paz imposta aos povos derrotados. Os governadores romanos deviam sufocar qualquer indício de guerra civil impedindo revoltas e tumultos. Essa pax durou até 180 d.C. aproximadamente, mas nunca foi uma shalom e a história confirma o clima tenso em todo o Império Romano.

Outros povos buscaram esse tipo de paz, sempre garantida com a força. Mas os homens nunca viveram em paz expontâneamente. Há um estranhamento causado pelo pecado que torna a paz uma tarefa cara e desgastante. Embora a história confirme a existência de povos pacíficos, conta mais sobre a guerra e a capacidade insana dos homens de terminar com a paz por causa de terra e dinheiro.

O povo de Israel surgiu de uma raiz pacífica. Abraão, patriarca da nação, era um homem pacífico e voltado para as resoluções que mantinham a paz entre os homens (Gn.13). Moisés, líder intelectual da nação, dele se diz: “ora, Moisés era homem mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.” (Nm.12.3). A Lei Civil de Israel conduzia o povo a um conceito elevado de respeito com promessas de prosperidade para todos que desejavam a paz. O ideal de justiça no caráter de Abraão e de Moisés garantiam um berço de paz.

O Antigo Testamento apresenta o conceito de paz na shalom de Deus. Essa shalom (estado de segurança e garantia de vida) não depende apenas dos homens ou das relações de interesses humanos. Essa paz depende do Soberano que julga se os homens são dignos dessa paz. E o incidente da Torre de Babel é a prova disso, pois, quando sócios econômicos decidem construir uma cidade fora da aliança que Deus havia estabelecido, Ele acaba com a paz linguística deles. (Gn.11). Deus faz a paz e pode obstruí-la.

A Bíblia nos mostra que Deus não impõe sua shalom aos povos e pode até tolerar suas convenções autônomas. Nações ímpias prosperavam em relativa paz, expandindo seus reinos a um nível incrível de grandeza e, Deus deixou que gozassem da vaidade por isso. Porém, isso não significa que tinham a shalom de Deus. Sabemos que o verme do pecado sempre esteve presente a tirar o sono de todos os reis e governantes do mundo com conspirações e inssurreições. A paz humana nunca foi plena.

O conceito da paz plena foi prometido no Antigo Testamento: “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso” (Is.9.6-7).

A profecia fala sobre Jesus Cristo. Ele é aquele do qual Paulo fala: “Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade, anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade. Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto” Ef.2.14-17

Por isso os cristãos oram: “Venha a nós o teu Reino”. Esse reino de shalom onde a paz é estabelecida a partir do relacionamento com Deus e do relacionamento conciliado entre o s homens. Essa paz é um dom relacional, irrompe de dentro para fora pela ação do Espirito Santo, conforme o texto já acima citado em Romanos.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s