RIR DA VERGONHA ALHEIA

Image result for polemica tirar foto de gente acidentada

Paulo Zifum

O riso é um traço natural do caráter. Fora o inocente ou deficiente mental, rir da vergonha alheia revela quem somos. Meus valores mais profundos podem ser publicados com uma gargalhada ou um partilhar da impressão.

O riso secreto de algo do qual não se devia rir já é um sinal ruim, mas convidar outros a divertir-se, é pior. Rir no íntimo pela queda de alguém é um sentimento estragado, mas contar a queda sem lamento, como entretenimento, nos torna uma pessoa horrorosa.

“Mas tu não devias ter olhado com prazer para o dia de teu irmão, o dia da sua calamidade; nem ter-te alegrado no dia da sua ruína…” (Obadias 1:12).

“Quando cair o teu inimigo, não te alegres, e não se regozije o teu coração quando ele tropeçar” (Provérbios 24:17).

Você já ouviu falar de Cam? O filho caçula de Noé, flagrou o pai embriagado e nú dentro de sua tenda (existem coisas que não podemos evitar). O texto diz que ele saiu para contar para os irmãos. E foi assim que o autor de Gênesis mostrou a todos um traço caído da humanidade. O senso de humor é sempre muito revelador.

Se Cam tivesse uma câmera, filmaria. Ele achou a cena hilária e quis divertir-se, achando que seus irmãos curtiriam. Outra versão explica que Cam era ressentido com o pai rígido e, expôr o pai em um deslize era um modo de desmoralizá-lo.

O texto nos conta que os irmãos de Cam não acharam a cena nada engraçada. Ver o pai exposto ao ridículo os deixara triste. E, se Cam havia tirado fotos ou filmado, eles queriam que aquilo fosse apagado.

Ninguém pode ser mais nobre que seu próprio caráter, não por muito tempo. Nosso teor é como um sachê que desce na xícara de água quente. Inevitável conter. Comentários, interações e risos podem oferecer a Deus um chá horrível, do tipo que encheu o cálice de Jesus na Cruz. Dessas coisas me envergonho até o pó e cinzas!

*Foto:  Cam moderno: homem tirou selfie enquanto mulher acidentada era atendida em estação de trem em Piacenza, Itália.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s