ACESSO MEDIADO

Imagem relacionada

Paulo Zifum

é impossível o raio divino reluzir para nós senão recoberto pela diversidade dos véus sagrados” Dionísio Areopagita cap.I da Hierarquia Celeste [§ 2]

Sobre o conhecimento de Deus, segundo a tradição apostólica, o ente humano é incapaz de acessar os mistérios de Deus diretamente. Precisamos das referências e formas análogas da criação para pensar sobre Deus.

E embora quando Jesus Cristo veio em carne a referência tenha atingido seu clímax, ainda assim, os homens foram incapazes de acessar o conhecimento da verdade. Esses “véus sagrados” dos quais fala Dionísio, além da criação, poderiam ser os métodos diversos usados por Deus ao revelar-se, que vão desde o seu “passear entre as partes” com Abraão (Gn.15.9-18) até sua passagem entre as fendas da rocha  para o curioso Moíses (Ex.33.17-23). Ele usa mediações para que seus meninos (1Co.13.11-12) possam se aproximar.

Porém, a Lei e os Profetas baixaram os véus da revelação especial que traziam  progressivamente o conhecimento pleno da verdade.

Esses véus diversos foram usados para, enfim, estender sobre nós a pessoa de Jesus Cristo conforme nos fala Hebreus capitulo 1 e nos “abre caminho de acesso” no capítulo 10.

A criação e a Biblia eram acessos que apontavam para o unico mediador: Jesus Cristo.

*Foto: Sir Isaac Newton, cientista (1643-1727) foi um astrônomo, alquimista, filósofo natural, teólogo e cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático. Sua obra, Princípios Matemáticos da Filosofia Natural é considerada uma das mais influentes na história da ciência. O que os educadores modernos omitem é que Newton, como Descartes e outros, pesquisavam para conhecer a Deus. Eles levantaram “diversos véus”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s