NÃO SABE NADA!

Resultado de imagem para vc nao sabe de nada

Paulo Zifum

“cabe saber que, acerca de coisa nenhuma, pode ser sabido se é, a não ser que de algum modo se saiba a respeito dela o que é, quer por conhecimento perfeito, qu er pelo menos por conhecimento confuso”  São Tomás de Aquino – Comentário ao Tratado da Trindade de Boécio -pg.161

Aprendi um alição importante: os filósofos gregos metafísicos (Sócrates, Platão e Aristóteles) tinham, pelo menos, esse “conhecimeno confuso” que a maoria não possui. Eles se esforçaram muito para definir o “ser ou não ser” e achar uma base segura para o conhecimento válido.

A frase “só sei que nada sei”, atribuída a Sócrates, pode criar uma preguiça sem fim ou uma inquietação salutar em busca do saber.

Você já parou para pensar que não conhece as coisas em sua essência?

Podemos viver com uma pessoa e ainda não conhece-la pelo que é. Note que achamos saber, mas os erros cometidos nesse juízo são maiores que o número de pessoas que conhecemos. Segundo Tomás de Aquino, só podemos conhecer se tivermos um conhecimento perfeito, ou, pelo menos confuso (que indica direcionado mas impreciso).

Hoje, nosso conhecimento das pessoas é polarizado pela estética, utilidade ou pela polidez moral (comportamento). E, se julgamos que uma pessoa é boa, podemos aceitar suas ideias como sendo razoáveis. Influenciados por uma cultura que só analisa pequenos fenômenos  sob condições controladas, podemos dizer que nosso conhecimento não chega a ser nem confuso, que dirá perfeito.

A discussão parace inútil, mas não é. Os gregos estavam certos e colocaram seus “navios” para procurar o conhecimento do bom, verdadeiro e belo. Buscaram no mundo das ideias, de modo confuso. Os judeus diziam saber de modo perfeito, porém, quando a Verdade veio a eles, mostraram-se inferiores aos gregos. E Jesus passou entre eles e disse: “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Em vez de humildes, foram duros, negando a oferta graciosa do Senhor e o texto do Evangelho de João capitulo 8 mostra o quanto estavam distantes de saberem qualquer coisa.

Eu preciso muito ouvir alguém dizer na minha face: Você não sabe nada!

Quero ficar corado e, pelo menos, provar que estou um pouco confuso. Confuso, mas ávido por conhecer e prosseguir em conhecer.

E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” Jo.17.3

*Foto: Magneto – X-Men, é um personagem que não sabe quem ele é, como a maioria dos mutantes dessa série de ficção. O filme no fundo mostra o quanto o ser humano é reativo e basta ter um pequeno poder e… pronto! Magneto é o do tipo que, se ficar nervoso, sai arrastando tudo pela frente.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s