TIPOS DE PAPAI

Image result for barbeiro antigo

Paulo Zifum

Meu pai era um homem bom. Ele era calmo, sereno e tranquilo. Sempre em pé no balcão de nosso restaurante, trabalhando dia e noite, inspirava confiança para cuidar de seus onze filhos. De caráter reto, falava pouco e tinha humor contido, mas era bondoso no trato conosco. Nada dizia, mesmo vendo aquelas fortuitas mãozinhas roubando toda sua doceria.

Em minha infância feliz não observava outros papais. Mesmo depois que meu primeiro filho nasceu, continuei sem prestar atenção nas diferenças. Somente depois que me tornei pastor é que passei a notar diversos tipos de paternidade. Usando meu pai como referência, cataloguei dez tipos de papais.

1-MEU ~ Não tinha tempo para brincar ou conversar conosco. Apesar do pouco estudo, escasso recurso financeiro e acentuados conflitos conjugais, estava sempre calmo. Oferecia segurança por seu caráter reto e bondoso.

2-BÉTIO ~ Dócil, vivia comprando as coisas para seus filhos. Sempre bêbado, nunca contrariava ninguém. Era um pai amoroso, mas foi ficando fraco e deixou a paternidade antes de seus filhos chegarem à adolescência.

3-BRAVO ~ De humor azedo, não sabia expressar sentimentos. Sentia vontade de abrir o coração, mas não conseguia soltar nada além de rusgas. Para compensar a aparência de infeliz, estava sempre servindo a todos da família, atento às necessidades de todos.

4-BENÊ ~ Tinha depressão e deixava os filhos inseguros, mas sua esposa o protegia,  explicando a doença. No dia dos pais Joana fazia Benê brilhar sua única vez no ano, entregando aos filhos presentes que ela comprava com suas economias.

5-ABU ~ Pai palhaço, nunca falava nada sério. As crianças riam de dobrar, mas a esposa chorava de soluçar. Traições e trambiques vieram à tona, mas Maria, mesmo depois do divórcio, mantinha os filhos leves e amorosos para o dia dos pais.

6-CIDO ~ Rígido, quase tirou dos filhos a infância. Proibia tudo e estava sempre distante com seus afazeres, mas foi transformado quando os netos chegaram.

7-VANDO ~ Nunca viu os filhos crescer. Depois que saiu da cadeia tentou várias vezes se aproximar, mas estava sempre pedindo dinheiro e estragava as oportunidades que tinha. Graças ao padastro dos meninos, conseguiu um emprego na prefeitura. No dia dos pais ganhava lembrancinhas.

8-GONZAGA ~ Conseguiu uma proeza que poucos pais conseguem. Juntou os cinco filhos para trabalharem na empresa da família. Construiu casas uma do lado da outra e convenceu noras e genros a morarem todos juntos. Viu os netos e os bisnetos se esparramarem pelo condomínio.

9-SAPO ~ Trabalhava de garçom e só via os filhos na terça-feira, quando fazia seu churrasco na laje de casa. Era um pai amoroso e conselheiro. Só tinha um defeito: gostava de funk. Mas, a mãe colocou os meninos no Projeto de Música Clássica, para terem opção. Hoje, com os filhos casados e com netos, Gonzaga se diverte na laje vendo a neta rebolar um “bonde” enquanto faz o melhor churrasco da comunidade.

10-LUIZ ~ Solteiro, é um dos melhores pais que conheço.

*Foto: papai me levava para cortar o cabelo. Lembro-me do barbeiro e seu bigode slim e , recordo dos cheiros da espuma e da loção. Ainda escuto meu pai recomendar ao Toninho: -corte americano bem feito no menino. Tenho saudade dele.

Anúncios

2 comentários sobre “TIPOS DE PAPAI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s