VOTOS DE CASAMENTO

Imagem relacionada

Paulo Zifum

Os votos de casamento são protocolos da realeza. Talvez, seja o único momento que alguns cheguem a tocar a nobreza. Os votos são solenes e trazem o extrato da reverência devida ao amor fiel entre um homem e uma mulher. As juras de amor podem manisfetar, de uma só vez,  o belo, o bom e o verdadeiro, se ditas de forma reverente. E nesse sentido, bem disse um autor desconhecido: “digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula” (Hb.13.4).

Infelizmente, alguns ministros evangélicos andam permitindo que modas engraçadinhas do século XXI lancem um pano brega sobre o altar sagrado. Jovens noivos adicionam aos votos tradicionais declarações de amor adolescente. Com gracejos, contam incidentes particulares na hora dos votos e revelam o nonsense das inovações.

Não há nada de errado com declarações de amor. Um casal pode surpreender a todos com palavras de amor escolhidas e até descontraídas, mas, os votos representam a parte tensa da cerimônia (o que garante equilíbrio). Tudo é mais belo dentro de sua moldura exclusiva.

Avalie o conteúdo dos votos cristãos abaixo:

Eu, João, recebo você Maria, por minha legítima esposa, para cuidar de você e proteger, promover seu cresicmento e aproximá-la de Deus. Desejo amar você como Cristo amou sua Igreja entregando sua vida por ela. Prometo ser seu fiel esposo até que a morte nos separe ou até que Cristo volte para nos buscar

Eu, Maria, recebo você João, por meu legítimo esposo, para cuidar de você e auxiliar, promover seu crescimento e aproximá-lo de Deus. Desejo lhe oferecer minha submissão assim como a Igreja, por gratidão, se entrega a Cristo. Prometo ser sua fiel esposa até que a morte nos separe ou até que Cristo volte para nos buscar”

Séculos de tradição estão envernizados nesses votos. A seriedade e objetividade, a ordem e consagração, revelam um elevado conceito. E as palavras que invocam a consciência de que o casamento é indissolúvel, causam muito temor. Noivos cristãos não acham nada divertido fazer esse tipo de promessa em público, uma vez que acreditam em suas limitações. Fazem os votos com humildade, suplicando a Deus sua bênção e auxílio.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s