VOTOS DE CASAMENTO

Imagem relacionada

Paulo Zifum

Os votos de casamento são protocolos da realeza. Talvez, seja o único momento que alguns cheguem a tocar a nobreza. Os votos são solenes e trazem o extrato da reverência devida ao amor fiel entre um homem e uma mulher. As juras de amor podem manisfestar, de uma só vez,  o belo, o bom e o verdadeiro, se ditas de forma reverente. E nesse sentido, bem disse um autor desconhecido: “digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula” (Hb.13.4).

Observe conteúdo dos votos cristãos abaixo:

Eu, João, recebo você Maria, por minha legítima esposa, para cuidar de você e proteger, promover seu cresicmento e aproximá-la de Deus. Desejo amar você como Cristo amou sua Igreja entregando sua vida por ela. Prometo ser seu fiel esposo até que a morte nos separe ou até que Cristo volte para nos buscar

Eu, Maria, recebo você João, por meu legítimo esposo, para cuidar de você e auxiliar, promover seu crescimento e aproximá-lo de Deus. Desejo lhe oferecer minha submissão assim como a Igreja, por gratidão, se entrega a Cristo. Prometo ser sua fiel esposa até que a morte nos separe ou até que Cristo volte para nos buscar”

Séculos de tradição estão envernizados nesses votos. A seriedade e objetividade, a ordem e consagração, revelam um elevado conceito. E as palavras que invocam a consciência de que o casamento é indissolúvel, causam muito temor. Noivos cristãos podem sentir que não possuem condições para financiar promessas tão elevadas, uma vez que acreditam em suas limitações. Por isso fazem da cerimônia em Culto para ali no altar suplicar a Deus sua bênção e auxílio.

*Infelizmente, algumas modas engraçadinhas do século XXI lançam um pano brega sobre o altar sagrado adicionando aos votos tradicionais gracejos e inovações. É um nonsense  na hora da cerimônia. Não há nada de errado com declarações de amor. Um casal pode surpreender a todos com palavras de amor escolhidas e até descontraídas, mas, os votos representam a parte tensa da cerimônia (o que garante equilíbrio). Tudo é mais belo dentro de sua moldura exclusiva.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s