ENTRE FALSOS IRMÃOS

Resultado de imagem para amigos falsos

Paulo Zifum

Nossa vida é uma passagem entre pessoas.

Entre os incidentes descritos pelo apóstolo Paulo, um fala da trama do convívio (2Co.11.26). Acreditar nas pessoas é uma necessidade e as surpresas são constantes. Descobrimos “falsos irmãos” naqueles que conversam conosco, fazem compromissos juntos, comem em nossa mesa e que nos recebem em casa.

Às vezes, a descoberta do falso amigo não acarreta maiores problemas, além da tristeza. Porém, Paulo cita que viveu em “perigo” com algumas pessoas. Uma vez que confiamos, ficamos vulneráveis e abrimos o coração, sem saber se estamos diante de uma “bondade” com prazo de validade vencido.  A maioria dos pecadores “esconde o jogo” mantendo uma aparência educada e gentil. O perigo da traição ou da manipulação pode destruir a vida de uma pessoa.

Mas, Paulo fala como alguém que passou por todos esses perigos, sofreu, mas sobreviveu. Ele perdoou, mas ensinou que devemos nos afastar daquele que “se dizendo irmão” (1Co.5.11) tem comportamento desordenado.

Ninguém pode escapar de se equivocar, de confiar em pessoas erradas. O convívio com pessoas falsas faz parte da vida. Dependemos de Deus para nos livrar do mal causado por pessoas como Janes e Jambres (2Tm.3). Agora, se Ele não livrar, sofreremos o dano, a frustração e os prejuízos como Paulo narrou em sua própria experiência com Alexandre Latoeiro (2Tm.4.14).

Diante do assunto quatro conselhos surgem apropriados: 1-viver entre “falsos irmãos” deve nos deixar mais dependentes de Deus. 2-não é saudável nem aconselhável  ficar “esperto” o tempo todo. 3-jamais devemos perder a fé nas pessoas e o desfrute das amizades oferecidas. 4-é melhor correr o risco das relações que ter a segurança da solidão.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s