LA LA LAND: UM AVISO PARA OS QUE AMAM

Resultado de imagem para la la land

Paulo Zifum

O filme La La Land (expressão que significa “estar fora da realidade”) conta a história do  pianista Sebastian que conhece a atriz Mia. Os dois se apaixonam perdidamente e juntos buscam oportunidades para suas carreiras na competitiva Los Angeles. Tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo, enquanto perseguem fama e sucesso.

O filme, como disse meu filho, traz a sensação de se ter “borboletas na barriga”. É uma daquelas obras que você pode se considerar com sorte ao ser capaz de entender. A sensibilidade da obra de Damien Chazelle, as atuações de Ryan Gosling e Emma Stone e a cativante trilha sonora de Justin Hurwitz é a arte em sua singularidade. Enternece causando as melhores sensações nas almas atrapalhadas que se apaixonam.

A tese de que opostos se atraem até acharem o ponto de contato está presente no filme. E segue de modo natural com os detalhes do primeiro contato negativo à descoberta de um amor infantil. Eles seguram as mãos um do outro pela primeira vez numa cena que traz imensa felicidade. E se beijam. E seguram as mãos e se beijam, e de novo e de novo, em lugares diferentes fazendo o tempo passar num bolha de amor.

Tudo acontece com uma linha musical que toca pequenos sinos traduzindo a pureza e a honestidade dos sentimentos. Esse valor podemos notar até no primeiro conflito do casal, aonde o autor também mostra o desastre de expressar sentimentos antes de entender o outro. O filme emoldura a amizade sincera e o interesse livre um pelo outro.

Tudo é lindo e inspirador, mas a mensagem séria e profunda é reservada no fim. Esse final deveria ser proibido explicar. O amor é uma matéria que poucos entendem. O autor dá ao navegantes um aviso sobre a grande chance da vida. Assista e tente entender. Se assistiu e não captou, pode fazê-lo de novo. Tente roubar desse jardim, pelo menos, uma flor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s