AMOR PELOS ANIMAIS

Resultado de imagem para olhar de cachorro

Paulo Zifum

Amar os animais é uma das marcas do homem bom, diz Provérbios 12.10. Mas os efeitos do pecado da vaidade, da maldade e da avareza (Rm.8.20-22) trouxeram sofrimento para toda a criação. Um animal pode ser idolatrado e posto acima do que é devido. Pode também ser maltratado e reduzido (condenado) a ser sempre um meio e nunca um fim.

Deus criou os animais para serem nossa alegria visual e afetiva. Eles também foram feitos para nos servir, mas não apenas para servir. O amor de Deus contempla os bichos, como podemos notar na seguinte sentença:

“Mas Deus disse a Jonas: “Você tem alguma razão para estar tão furioso por causa da planta? ” Respondeu ele: “Sim, tenho! E estou furioso a ponto de querer morrer”. Mas o Senhor lhe disse: “Você tem pena dessa planta, embora não a tenha podado nem a tenha feito crescer. Ela nasceu numa noite e numa noite morreu. Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem nem distinguir a mão direita da esquerda, além de muitos animais? ” (Jonas 4.9-11)

Note a expressão “animais” no final. Por que Deus faria essa nota no argumento de sua compaixão? Obviamente porque  os bichos não são apenas “coisas que se mexem”, eles são seres preciosos cujo fôlego de vida os aproxima da vida humana.

Deus ama os bichos e se lembra deles. Os cristãos devem reproduzir a mesma compaixão, mantendo, é claro, a vida humana acima da vida animal. Lembrando que ser humano inclui amar os bichos e a falta de cuidado com os animais é um sinal que a humanidade foi perdida em parte.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s