DESCOBERTA DE BASÍLIO

Resultado de imagem para eramosonze filhos

Paulo Zifum

Basílio teve uma infância feliz e abastada. Seu pai, um próspero fazendeiro era também um pai amigo. Das lembranças da fazenda a que mais gostava era dos almoços de domingo quando o tio chegava com seus 11 primos. Basílio podia brincar com primos e primas fazendo travessuras e comendo gostosuras que jamais via durante a semana. Mas, algo ocorreu, e os primos pararam de aparecer. Basílio sentia tristeza, não entendia. Depois de crescido, já na faculdade, uma situação o fez lembrar do tio e de seus primos. Começou a indagar o porquê aquela alegria lhe fora tirada. Quando viajou para casa num feriado, sentou-se com o pai e quis saber o que houve. Seu pai o chamou para a varanda fazendo um sinal de segredo para que não deixasse sua mãe perceber e disse:

-Seu tio era muito pobre, mas extremamente orgulhoso. Eu o convidava para almoçar todos os domingos para aliviar seus gastos e oferecer para meus sobrinhos guloseimas e pequenos presentes que jamais poderiam ter. Você era muito pequeno e ouviu suas tias cochicharem algo sobre minha intenção. Eu e seu tio estávamos sentados nessa varanda e você pegou na mão de seu tio e disse: Papai vai sempre convidar o tio e a tia para almoçar em casa, ele sempre vai dar comida pra vocês. Desse dia em diante seu tio nunca mais voltou a comer em casa com a família. Passou muitas necessidades, mas prometeu que não aceitaria ajuda.

Basílio chorou. Abraçou o pai e saiu. Entrou em seu quarto e começou a fazer contato com seus primos para marcar um almoço em família. Seu coração ardia por redenção, embora temesse que o orgulho impedisse novamente essa alegria.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s