TRAIR ou DESERTAR?

Resultado de imagem para pedro negaCaravaggio Negazione di Pietro

Paulo Zifum

“Trair significa escolher o lado errado, desertar significa não escolher o lado justo; se você se alia ao inimigo, trai; se abandona o amigo, deserta. Mas, qual é o lado justo e o lado errado? Quem é o amigo, quem é o inimigo”  Norberto Bobbio, Os intelectuais e o poder (São Paulo-Unesp, 1997), p.135

Para não cair em queda livre do relativismo, dizendo ser capaz de definir por si mesmo o errado e o justo, eu, buscarei nas Escrituras Sagradas um tribunal para minha consciência. Lá, diante das verdades eternas, posso saber quem é o traidor e o desertor.

Nesses 32 anos de julgamentos, descobri que eu e meu próximo somos traidores e desertores. Tanto apunhalamos com acusações quanto abandonamos com a falta de defesa. Tanto abrigamos traidores quanto acalentamos desertores. E somos traídos e também abandonados.

Diante da Palavra de Deus confesso, e não nego, que caímos em várias tentações, ora por engano e imprudência, ora por dureza do coração e maldade, ora por conveniência e covardia. Pais e filhos, cônjuges e amigos tentam não trair ou desertar. Mas, quem nunca caiu em ciladas de algum tipo de engano, prazer ou poder?

Nesses tribunais, tive de recorrer a Jesus Cristo, que foi o único homem que nunca traiu ou desertou, antes, foi ele mesmo, por Judas ferido com um beijo e abandonado e negado por seus amigos. Jesus, como meu advogado (1Jo.2.1), aconselha-me antes de sentar no banco dos réus. Sob orientação, tanto confesso (1Jo.1.9) quanto perdoo (Mc.11.25-26). Saio perdoado, embora, nem sempre, absolvido das consequências de minhas escolhas. Algumas coisas não se podem reparar.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s