CASA EM DESORDEM

Resultado de imagem para poe em ordem sua casa

Paulo Zifum

Dois jovens entram numa escola em Suzano (SP)  e matam oito pessoas. Depois de cometerem os crimes, Guilherme, de 17 anos, executa o comparsa Luiz, de 25, e depois tira a própria vida.

Os assassinos tinham família, tinham um lar, mas as coisas não estavam em ordem. Os segredos que guardavam e o plano que haviam feito revelam que a família não tinha acesso a essa atmosfera sombria na qual estavam envolvidos.

A Bíblia nos conta diversos casos nos quais os pais ignoravam os planos malignos de seus filhos. O ódio de Suzano apareceu ineditamente  em Caim, que foi o primeiro a acalentar um homicídio (Gn.4). Depois, podemos citar o massacre em Siquém, planejado secretamente pelos filhos de Jacó (Gn.34). Depois Absalão conspira e mata seu meio irmão (2Sm.13).

Com exceção de Caim, do qual não conhecemos o contexto familiar, a família de Jacó e de Davi tinha uma evidente negligência na comunicação e, por consequência, os laços afetivos eram frágeis e pouco fraternais.

Uma família em desordem pode suscitar pesadelos sociais, como narra o livro de Reis no caso de Manassés. Seu pai, o rei Ezequias, foi um homem bom e reto, porém negligenciou a educação do pequeno príncipe. Após assumir o trono do pai, o jovem se tornou um rei terrível, desfez tudo o que o pai construiu e, em sua loucura, queimou o próprio filho em oferenda aos deuses pagãos. Manassés parecia um revoltado cheio de ódio.

Porém, antes de Manassés nascer, Deus enviou o profeta Isaías com uma mensagem a Ezequias: “ponha em ordem a sua casa!” (Is.38). Entretanto, o monarca não prestou atenção no aviso de modo completo. Quando Ezequias morreu, Manassés tinha apenas 12 anos e estava totalmente despreparado. A casa de Ezequias estava em desordem e o país se tornou um caos.

Não existem famílias perfeitas. Há sempre uma bagunça aqui e ali. O pecado, presente em todas as famílias, sempre há de desarrumar relacionamentos e frustrar expectativas. Ninguém consegue dar conta de tudo. Não existe casamento perfeito. Sempre há algo para se arrumar. Não há educação de filhos que não tenha defeitos. Algumas coisas deixam a desejar e Suzano nos lembra dos efeitos colaterais de lares em desordem.

Por isso, nos vem a Palavra do Senhor: “ponha em ordem a sua casa”. Deus levanta profetas para nos exortar, nos alertar de coisas que jamais, por nós mesmos, perceberíamos. E não temos todo o tempo do mundo para acertar as coisas pois podemos morrer a qualquer momento sem aviso. Necessitamos colocar a vida em ordem.

E o que é um LAR EM ORDEM para o cristão?

A referência de ordem nos é dada por meio da Palavra do Senhor que nos instrui: o marido pastoreia seu lar, orando, ensinando à família e guiando ao Culto (Jó.1.5, 1Pe.37). A esposa sabiamente o auxilia, sendo-lhe submissa (Pv.14.1, 1Pe.3.1-6). O trato em casa é sem gritos ou palavras pesadas e cheio de gentileza e afeto. Às vezes,  há briga, mas depois acerta, pede perdão. O lar em ordem não é perfeito, mas perdoado. Dentro de casa se falam coisas boas e evita-se falar da vida dos outros, procurando manter a honra e os bons costumes (1Pe.3.8, Ef.4.25-32). Os filhos são disciplinados e respeitam os mais velhos (Lv.19.32). O lar é um lugar de paz e tão forte como um castelo, é um refúgio não apenas para a família, mas para os de fora com o seu bom testemunho. A família em ordem enfrenta as dificuldades em oração e, mesmo em meios às crises, procura ser fiel. Reserva o dízimo e as ofertas como algo sagrado e procura ajudar os mais pobres.

Isso parece impossível?

Muitos lares de hoje se encontram fora dessa ordem e até impossibilitados de alcançá-la devido à anatomia da família. Por isso, em face às enfermidades do lar e do casamento, somos estimulados a orar pedindo socorro a Deus.

Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos e ele endireitará as tuas veredas” – Pv.3.5-6.

Não somos capazes de colocar algumas coisas em ordem. Falta-nos sabedoria, e não sabemos por onde começar. Às vezes, falta até saúde emocional para iniciar uma reforma em casa, uma mudança de costumes errados. Por isso a oração é tão importante.

Anúncios

2 comentários sobre “CASA EM DESORDEM

  1. Por um lado há duas famílias desestruturadas que ignoravam o que se passava não só no quarto, mas no porão do coração destes rapazes; mas no outro lado me chamou atenção aquela mãe do terceiro adolescente envolvido, que sabia de tudo, mas que ela abraça o auto-engano e diz que “apesar disso meu filho é um menino de Deus, vai pra igreja”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s