FILHO do HOMEM

A imagem pode conter: 1 pessoa

Eu era um jovem de 25 anos quando meu filho nasceu. Minha esposa era mais jovem ainda. Lembro de mim expulsando toda insegurança repetindo a frase “agora tenho um filho para criar”.

Completo hoje 22 nessa aventura de ver ben Adam (בן אדם )* crescer e tornar-se homem também. Embora ele seja um adulto, será sempre meu menino. Está criado, autônomo e resolvido. 

Um filho passa fases semelhantes a do pai. Quando tinha a idade dele, eu estava preocupado com minha profissão. A diferença entre nós é a distância que ele sobe. Os filhos normalmente voam mais alto porque são flechas.

Alegro-me de ver ben Zifum caminhando para sua vocação criativa e fico tranquilo, pois ele sabe sua identidade, seu lugar no mundo de Deus. Ele sabe o que YHWH deseja ao lustrar-lhe com seus dons e talentos. E a glória que Adam (אדם) negou ao Senhor, Levi לֵּוִי* a devolverá em cada nota de seu altar, porque é filho da aliança.

 

*Filho do homem (literalmente filho de Adão), é utilizada comumente no Judaísmo para denotar um ser humano, uma pessoa; o plural (bnei Adam, בני אדם) é utilizado para humanidade. No Cristianismo é reconhecido como Jesus, pelas referências nas Escrituras ao Messias.

*Levi (em hebraico: לֵּוִי;  “união”). A tribo de Levi tinha a responsabilidade pelas atividades sacerdotais, e os levitas eram os únicos sacerdotes com permissão de tocar e carregar a Arca da Aliança. Os descendentes de Arão, que foi o primeiro kohen gadol (sumo sacerdote), de Israel, foram designados como a classe sacerdotal, os kohanim. Cuidavam do templo, de preparo das cerimônias  e da música. Eram responsáveis por saber agradar cerimonialmente a Deus.

Anúncios

Um comentário sobre “FILHO do HOMEM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s