FAZER DEVASSA

devassa

Paulo Zifum

Normalmente, a verdade permanece oculta. Quando algo é descoberto, dúvidas também surgem. Alguém levanta uma acusação e diz ter prova. Se envolve algo imoral, o assunto precisa ser comprovadamente ilegal para fundamentar as provas. Daí em diante, vítimas, acusados, advogados e promotores e até o juiz, podem sofrer uma devassa.

A devassa feita por homens de bem, busca a verdade. Os maus fazem devassa para desmoralizar envolvidos com o fim de acusar ou anular a acusação, de modo que a verdade não apareça.

Um importante ministro Medo-Persa sofreu uma devassa. O nome era Daniel (530 aC.). Quando ele estava para ser eleito o primeiro ministro do império de Dario, o registro diz o seguinte:

E pareceu bem a Dario constituir sobre o reino cento e vinte príncipes, que estivessem sobre todo o reino; E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Então o mesmo Daniel sobrepujou a estes presidentes e príncipes; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino. Então os presidentes e os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa. Então estes homens disseram: Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, se não a acharmos contra ele na lei do seu Deus.” (Livro de Daniel 6.1-5)

Frequentemente estamos assistindo ou participando de uma luta entre o bem o o mal. Seja como expectadores ou como atores, podemos estar do lado errado, induzidos pela fumaça das acusações e narrativas. Por vezes, as coisas não são o que aparentam, e é difícil discernir.

O problema surge quando, a verdade que veio à tona culpa a quem você ama. Nessa hora, os que fazem devassa do acusador para esconder de novo a verdade, revelam sua inclinação idólatra. E é sina: “quem adora, se torna semelhante a seu ídolo”.

As pessoas que tem um compromisso fiduciário com alguém e não com a verdade, fará devassa em pessoas de bem para salvar seu amor malvado. Essa relação leva mães encobrirem graves pecados dos filhos diante do pai. Leva filhos levantarem falhas morais de seus pais para cobrir seu pecado. Essa inclinação é idólatra e pode ser demoníaca, pois foi Satanás que fez uma devassa em Jó para negar a verdade do amor voluntário entre Deus e suas criaturas. E é Satanás que deseja que o mal triunfe de modo que as pessoas de bem sejam executadas.

Judá escapou de fazer isso quando teve a vida devassada por um documento que comprovava sua culpa. Foi um julgamento que parecia fácil. Satanás, que induz os homens a acreditarem apenas na acusação sem provas, estava lá com Judá para apoiar seu legalismo para com Tamar. A mulher não tinha chance alguma. Sua única saída era Judá reconhecer o documento e fazer a confissão da verdade (Gn.38).

A Bíblia nos fala que todos os homens, após a morte, sofrerão uma devassa (apuração minuciosa de ato criminoso mediante pesquisa e inquirição de testemunhas). Esse juízo final será cruel pela quantidade abundante de provas e testemunhas. Inescapável.

Só se salvarão os que, ainda nesta vida, confessam seus pecados e não os encobrem (Pv.28.13). Os réus confessos que buscam em Jesus Cristo perdão e redenção, serão tratados na “Grande Devassa” (Ap.21) com misericórdia. Os que permaneceram do lado do mal dizendo que “não existe pecado do lado debaixo do Equador” devem arcar com sua própria defesa nesse dia.

*Daniel: Leia na íntegra o que a oposição fez para derrubar o primeiro ministro:

https://www.bibliaonline.com.br/nvi/dn/6

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s