ALEGRIA CRISTÃ parte 2

Imagem relacionada

Paulo Zifum

“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor” Salmo 122.1

As três maiores religiões monoteístas são: Cristianismo, Islamismo e o Judaísmo. O que une as três são suas origens abraâmicas. As três consideram Jerusalém como lugar sagrado. As três disputaram Jerusalém e, atualmente, há um conflito entre judeus e muçulmanos pelo direito da cidade.

Jerusalém, uma das cidades mais antigas do mundo, foi destruída 2 vezes, 23 vezes sitiada, 52 vezes atacada e 44 vezes capturada e recapturada. Ou seja, ela desperta a paixão dos fiéis.

Jerusalém (Yeru+Shalem) significa legado de paz, de harmonia. Mas, o sonho de ser um cidade perfeita nunca se realizou efetivamente no reinado de Davi e nem sob o reinado de nenhum outro monarca ou líder. A história de Jerusalém sempre foi marcada por conflito, guerra, opulência, violência e impiedade.

A razão de Jerusalém falhar como modelo para as cidades do mundo pode ser explicada no lamento de Jesus:

Ó Jerusalém, Jerusalém, que assassinas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes Eu quis reunir os teus filhos, como a galinha acolhe os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vós não o aceitastes!” Mt.23.37-39

Israel ao rejeitar a Jesus, o profeta e messias enviado, rejeitou também o Príncipe da Paz (Is.9.6). O fundamento da paz é a Lei, e os profetas eram enviados para reivindicar submissão à Lei de Moisés, exigindo que Deus deveria ser adorado com exclusividade. Em Israel, idolatrias de todas as naturezas entraram na capital e os sacerdotes se corromperam (Mt.21.12-13). Ora, quando os líderes do povo abandonam o centro da adoração ao Deus supremo, moral e justo expresso na Lei, o juízo é dado: “a cidade se torna o que ela mais adora” (Sl.115.8). E quando se adora a criatura em lugar do criador (Gn.11.4; Rm.1.25), confirma-se a rejeição à Shalom divina. Por isso, muitas cidades, embora prósperas financeiramente, estão tão doentes socialmente.

*continue lendo no link abaixo

https://paulozifum.wordpress.com/2019/10/08/alegria-crista-parte-3/

Um comentário sobre “ALEGRIA CRISTÃ parte 2

  1. Pingback: ALEGRIA CRISTÃ parte 1 | paulozifum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s