REAGIR POR EMOÇÃO

Sem título

Paulo Zifum

-Fulano é pura emoção!

Deus nos fez cheios de sentidos, logo, somos seres com possibilidades incontáveis de combinações entre tato, visão, audição, olfato e paladar. Os cruzamentos de dados em nossa memória podem analisar algo com precisão ou criar muita confusão.

Nossas reações quanto ao que ouvimos e vemos podem ser instantâneas ou lentas, podem ser sensatas e salvadoras ou tolas e perigosas. Uma das reações mais danosas ocorre quando falamos. Normalmente a maioria reage com a língua e, é nessa forma que as emoções mais descontroladas se tornam públicas.

Deus nos criou para reagir às provocações, mas não “jogando contra” ao bom juízo. O pecado surgiu quando Adão e Eva resolveram reagir por “pura emoção”, sem nada questionar pela razão simples. O pecado é uma reação suicida.

Esse “instinto” tornou-se “terreno, animal e diabólico” (Tg.3.15). Quem nunca se deixou induzir por uma emoção de vaidade ou de ira? Quem nunca caiu numa tristeza prendendo-se a uma pequeno dó de si? Quem nunca fez um juízo equivocado de outro criando preconceitos? Quem nunca sentiu a tentação de abandonar alguém com instinto de vingança? Quem nunca quis ser como um deus?

Todos os seres humanos estão condenados a essa condição carnal, mas o Evangelho mostra a saída para os que sonham pela liberdade desse ditame. Em Jesus, o homem perfeito, o homem equilibrado, podemos alcançar a capacidade de “fazer um azorrague de cordéis e expulsar a todos fora do templo” (Jo.2.15). Jesus tinha temperança tal que era capaz de, ao ser ferido numa face, dar a outra. Ele não era “pura emoção”, mas cheio de graça e verdade, cheio de sentimento guiado pela razão.

Se você é do tipo “maria vai com qualquer banda”, “dança conforme a música”, “acredita em tudo que diz”, então, precisa urgente  do Salvador, antes que suas reações te levem todos os dias “para fora do jardim”.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s